banner_topo_1920x650_3

Curso VPN IPSec

Ou entrar para acessar seus cursos comprados

Aprenda com um Capitão Sys Squad a configurar na prática VPNs IPSec no Linux, Windows, pfSense e roteadores Cisco. Através de aulas totalmente práticas, você vai aprender a implantar e administrar túneis IPSec através de pacotes da família Swan e Racoon.

Ao final deste treinamento você será capaz de conceber VPNs IPSec cliente-to-site e site-to-site usando as melhores metodologias e ferramentas independentemente do seu cenário computacional.

Lessons

Aula 01: Entendendo na prática os conceitos de chaves IPSec

Length: 30 minutesComplexity: Standard

Security Associations (SA), Proxy ID, e o protocolo DPD parecem muito complicados? Não se preocupe! Nesta aula iremos abordar de forma descomplicada cada um destes conceitos que são essenciais para trabalhar e entender arquiteturas de VPN IPsec e até mesmo problemas mais complexos em qualquer ambiente.

Aula 02: Tipos de IPSec, Limitações e Aplicabilidades

Length: 20 minutesComplexity: Standard

Modo Transporte ou Túnel? IPsec não conecta? Aprenderemos os tipos de IPSec disponíveis, as limitações do IPSec e sua Aplicabilidade. Aqui o Soldado Sys Squad terá um embasamento para desenhar ou implementar sua solução IPSec de forma completa e precisa.

Aula 03: IPsec Client-to-site & Site-to-Site

Length: 28 minutesComplexity: Standard

Aprenda a projetar cenários que envolvam tanto VPNs IPSec Client-to-Site (o famoso Home Office, por exemplo) quanto VPNs Site-to-Site (interligação entre as unidades da sua empresa ou túnel seguro com sua cloud). Você também vai entender como desenhar soluções de VPN IPSec para cenários híbridos e complexos como Full Mesh, por exemplo.

Aula 04: VPN com roteamento estático & dinâmico

Length: 42 minutesComplexity: Standard

Após entender melhor sobre algumas possíveis arquiteturas de VPN, é também necessário escolher qual o tipo de Roteamento que a mesma terá. Esta aula explica de forma simplificada como os tipos de roteamento alteram a arquitetura escolhida, uma vez que a solução pode adicionar complexidade ao ambiente.

Aula 05: OpenSWAN, LibreSWAN & OpenSWAN, LibreSWAN & Racoon

Length: 39 minutesComplexity: Standard

Com toda certeza você deve conhecer a família SWAN caso você já tenha trabalhado com IPsec no Linux/BSD. Porém você sabe qual software escolher para o seu cenário quando uma VPN IPsec precisa ser implementada? Nesta aula, entenderemos as soluções mais comuns no mercado para VPNs IPsec para, enfim, colocarmos a mão-na-massa nas próximas aulas.

Aula 06: Configurando LibreSWAN no Linux

Length: 52 minutesComplexity: Standard

Agora que você, recruta, possui todo o entendimento do IPsec necessário para tomar decisões tanto de arquitetura quanto de soluções, chegou a hora de colocarmos a mão na massa e assimilar a teoria aprendida com a prática. Esta aula é dedicada ao projeto LibreSWAN em que configuraremos nossa primeira VPN no sistema operacional Linux.

Aula 07: Configurando Racoon no pfSense®

Length: 47 minutesComplexity: Standard

Você sabia que o pfSense® utiliza o projeto Racoon para implementar VPNs IPsec? Nesta aula, mostraremos com mais detalhes a configuração de uma VPN IPSec do tipo site-to-site (matriz x filiais, por exemplo) feita com o pfSense®. Você vai entender como utilizar recursos nativos do pfSense® para interligar sítios distintos pela Internet e como todo […]

Aula 08: Roteador Cisco CSR – Roteamento Estático

Length: 72 minutesComplexity: Standard

Você certamente já ouviu falar de Cisco IOS (firmware), ISR e ASA, mas conhece Cisco CSR? Já que falamos bastante sobre cloud computing e interligação de ambientes, abordaremos um tópico mais recente – Cisco CSR. Uma nova plataforma da Cisco que foi criada para funcionar em ambientes Cloud/Virtualizados. Portanto, mostraremos nesta aula como criar uma […]

Aula 09: Roteador Cisco CSR – Roteamento Dinâmico BGP

Length: 43 minutesComplexity: Standard

Aprenda na prática como criar VPNs do tipo Hub-and-Spoke e Full Mesh com roteamento dinâmico utilizando o protocolo BGP. Nesta aula iremos aprender também o básico de rotas flexivas (RR) onde iremos interligar 2 países geograficamente dispersos através de um país intermediário. Também iremos aprender como o BGP escolhe o melhor caminho para entregar os […]